30/10/2013

Jornalismo: a profissão da moda

O curso de comunicação social que forma jornalistas tem se expandido de maneira absurda no Brasil e tem sido escolha quase unânime em todos os vestibulares por todo o país.
Nos dias em que vivemos, o jornal está quase morrendo e a profissão tem sido tão critica pela sociedade em geral. Por que tanta gente quer ser jornalista? Essa é uma pergunta que eu venho me fazendo há muito tempo. É claro que existe uma facilidade para futuros jornalistas, já que não é obrigatório o diploma para tal profissão, coisa que não concordo, e qualquer um pode fazer o seu próprio jornal na internet (o que acontece, de certa forma, com os blogs) com o crescimento das novas mídias eletrônicas. Será que virou moda mesmo ou as pessoas realmente querem virar jornalistas por amor á profissão?







A profissão de Jornalista tem sido muito criticada e interpretada de uma forma má e errada, e será que os atuais jornalistas tem a exercido de forma certa? As pessoas confundem paparazzi com jornalistas, e até os próprios jornalistas tem se confundido. Muita gente tem "se formado jornalista" mesmo sem ter passado pela faculdade, e o diploma, mesmo sem ser obrigatório, é de suma importância. É na faculdade que aprendemos os conceitos, a prática realista e muitas outras coisas expansivas. É na faculdade que aprendemos abrir a nossa mente e a entender o que é o jornalismo de fato.

Não sou formada em Jornalismo nem tão pouco estou matriculada em algum curso, mas o que vejo por aí, são pessoas que se dizem estudantes de jornalismo que mal conseguem concluir uma redação de 30 linhas ou fazer uma postagem de maneira coerente em um blog. Gostar de ler e escrever não é o suficiente para esta profissão, mesmo sendo tão importante quanto qualquer outra coisa.

Uma vez, entrei em uma blog de um estudante de jornalismo, e na postagem que li ele estava contando uma história de infância. Até ai tudo bem, só que ele começou a escrever na primeira pessoa do singular e na metade do texto ele mudou para a primeira pessoa do plural. O texto ficou bastante confuso. Eu sei que não sou a melhor escritora e estou longe de ser, algum dia, a melhor redatora de algum jornal, e sei também que ele está na faculdade para aprender, só que eu não consigo deixar de me preocupar com o futuro da profissão, que contará comigo e com milhões de outros jornalistas.

Muita gente quer cursar Jornalismo mas porque está na moda, porque os amigos querem cursar, e alguns não tem nem ideia do que o Jornalismo representa. Eu queria entender, realmente, o que tem se passado na cabeça dessas pessoas. Não é só em relação ao Jornalismo, mas a qualquer outra profissão. Escolher uma profissão é para a vida toda (ou quase), é sério. Será difícil para o futuro do país, para o futuro da profissão e para o futuro da profissão se as salas de aula continuarem lotadas de estudantes quem nem sabem porque escolheram aquele curso.

Eu acredito que para tudo existe vocação, e nem tudo que queremos coincide com ela. Não adianta eu querer ser médica, o que eu vou fazer lá? Eu tenho medo até de tirar sangue! Nem tudo está relacionado com sucesso, dinheiro e fama. Podemos ser felizes ganhando pouco e fazendo o que gostamos, mesmo que seja difícil, mas se você entrar na profissão procurando tais coisas, adios muchacho. Jornalismo não é a profissão certa para você!

Um comentário: